" DISSERAM : A FILOSOFIA NÃO SERVE PARA NADA NA VIDA "
NÃO POSSO FICAR DOENTE NEM FICAR COM MUITA RAIVA A RESPEITO DO QUE ESCUTO SOBRE A FILOSOFIA. ENQUANTO TÊM PESSOAS QUE FALAM E PERGUNTAM O " POR QUE " DA FILOSOFIA DEVE SER PRATICADA NA VIDA, SE ESQUECEM QUE ELA SERVE PARA TUDO, É UMA JUNÇÃO DE "UM TUDO" EM NOSSAS VIDAS. COMEÇANDO PELA ESTRUTURA DE TODA A EDUCAÇÃO, DO CONHECIMENTO, DA MORAL, DA ÉTICA E DAS CIÊNCIAS. VIVEMOS EM UM MUNDO TOTALMENTE ARBITRÁRIO E EM CONSTANTES MUDANÇAS. ELES SÃO TÃO SEM NOÇÃO DAS COISAS QUE O CERCAM E DO MUNDO EM QUE VIVEM QUE ACHAM QUE O QUE ESTÁ ALI E O QUE ESTÁ ERRADO DEVEM CONTINUAREM COMO ESTÃO. UM POSSÍVEL CONTESTAMENTO A RESPEITO É QUASE IMPOSSÍVEL, POIS, LHES FALTAM ARGUMENTOS. ORA, SE FALTA O ARGUMENTO, PORQUE NÃO PERGUNTAM A QUEM SABE!? SERIA VERGONHA OU SIMPLESMENTE ESSA FALTA DA NOÇÃO QUE COGITEI ANTES? ORA, OS MAIORES FILÓSOFOS ESTIVERAM ENVOLVIDOS COM OS MAIORES ACONTECIMENTOS NA HISTÓRIA. SEMPRE BUSCANDO A PERFEIÇÃO DA VIDA HUMANA E BUSCANDO A VERDADE E LUTANDO PELA DIGNIDADE DO SER HUMANO. MAIS AINDA CONTINUAM SENDO COMO ANTES. O HOMEM, O MAIOR DOS ANIMAIS, CONTINUA SENDO O MAIS IGNORANTE DE TODOS. CONTINUA SEM A RAZÃO DAS COISAS. SEU PENSAMENTO É MÍNIMO. SOMENTE PARA SUAS PAIXÕES ILUSÓRIAS. A VERDADEIRA PAIXÃO VAI MAIS ALÉM DO QUE SE IMAGINA. NÃO SE RESUME AO RELACIONAMENTO PESSOAL OU FAMILIAR. FALO DO ALGO QUE SÓ ALGUÉM COM UM NÍVEL ALTO DE CONHECIMENTO PODE ALCANÇAR. A PIOR DE TODAS AS COISA QUE EU JÁ ESCUTEI A RESPEITO DA FILOSOFIA FOI QUANDO UM CLIENTE MEU VEIO ATÉ MEU ESTABELECIMENTO E ME FALOU QUE SEU PROFESSOR DISSE QUE ELA NÃO SERVIA PARA NADA. IMEDIATAMENTE FALEI PARA MEU CLIENTE QUE ESSE "TAL PROFESSOR" DEVERIA PEGAR SEU DIPLOMA DE PROFESSOR DE FILOSOFIA E RASGÁ-LO E TENTAR OUTRA PROFISSÃO, POIS, ELE COMO UM MESTRE DEVERIA SE ENVERGONHAR DE EXERCER A PROFISSÃO E ENGANAR OS ALUNOS. UMA VERGONHA AO MEU VER. EU LHE DEI UMA EXPLICAÇÃO DO QUE VIRIA SER A FILOSOFIA E A MORAL ÉTICA. ELE ME RESPONDEU QUE NEM ISSO PROFESSOR DISSE NA SALA DE AULA. QUE VERGONHA SINTO NESSA HORA EM SABER QUE ESTÃO APROVANDO MESTRES DA IGNORÂNCIA E DA BURRICE.
UMA VEZ ME REFERI A ESSE TIPO DE ACONTECIMENTO EM MEUS ESCRITOS ONDE SIMPLESMENTE EU FALAVA SOBRE A MANEIRA DAS PESSOAS ENTENDEREM O QUE SE DIZIA E O QUE SE LIA. OS MEUS LEITORES DEVEM LEMBRAR. ESSE PROFESSOR SE ESQUECE QUE OS FILÓSOFOS TIVERAM GRANDE INFLUÊNCIA HITÓRICA E QUE ELES SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR TODO O DESENVOLVIMENTO CULTURAL, SOCIAL, POLÍTICO ETC ... ORA, O TRABALHO FILOSÓFICO, O PAPEL EXERCIDO ATÉ HOJE E SERÁ SEMPRE EXERCIDO, É AQUELE QUE TENTA MODELAR O SER, APERFEIÇOAR AO MÁXIMO O HOMEM AO MUNDO EM QUE VIVE. CONSTRUÍ-LO MORALMENTE E TRANSFORMÁ-LO EM SER ÚNICO E COMBATENDO O HUMANO FRACO E MEDÍOCRE QUE SEMPRE É O CENTRO DE TODA A DISCUSSÃO FILOSÓFICA. OS MOTIVOS QUE ME REFIRO SÃO OS ERROS ( NÃO FALO DOS ERROS HUMANOS COMUNS ), ÀS ATITUDES, À IGNORÂNCIA, À BARBARIE, À NÃO-MORAL, À COVARDIA E ETC. EU SE FOSSE SEU ALUNO PERGUNTARIA POR QUE TAL AFIRMAÇÃO E POR QUE DE EXERCER TAL PROFISSÃO SE ELE ( SR. PROFESSOR ) SIMPLESMENTE SE OPÕE A FALAR SOBRE FILOSOFIA?
A FILOSOFIA TÊM SEU ARQUE-RIVAL E CHAMA-SE A IGNORÂNCIA. ENQUANTO ELA DURAR, O PENSAMENTO SEMPRE SERÁ AGREDIDO. O ENTENDIMENTO MOLESTADO E A RAZÃO MENOSPREZADA. O QUE DIRIA VOLTAIRE, MARX, NIETZSCHE, KANT, MACHADO DE ASSIS, OLAVO BILAC, CRUZ E SOUZA, O QUE DIRIAM? ACHO QUE SE ENVERGONHARIAM. ESSE TIPO DE ENSINO É VERGONHOSO E SEM FALAR DAS DEMAIS DISCIPLINAS QUE ESTÃO DESMERECIDAS DE SENHORES QUE ESTEJAM PRONTOS PARA ENSINAR E AJUDAR NA CRIAÇÃO DO SER ÚNICO E DIGNO DO CONHECER. O SONHO DO PROFESSOR É TRANSFORMAR O ALUNO NA SUA IMAGEM, OU SEJA , A REFLEXÃO DE TUDO AQUILO QUE ELE DEVERIA PASSAR PARA SEU FUTURO ACADÊMICO. SERIA O REFLEXO DA LUZ NO ESPELHO. A VIDA JÁ AMARGA, CHEIA DE EMPECILHOS, PEDRAS E MAIS PEDRAS NO CAMINHO, UM SOFRIMENTO CARNÍVORO QUE NOS DEVORA A CADA MOMENTO, ASSIM COMO EXISTE O BEM EXISTE O MAL, DEVE-SE HAVER A DISSIMULAÇÃO DOS VALORES E SABER DRIBLÁ-LOS E PROCURAR VIVER O MELHOR CAMINHO QUE A VIDA NOS PROPORCIONA SEM QUE POSSAMOS SOFRER TAMANHA DEVASTAÇÃO FORMAL.
ASSIM COMO NA VIDA TUDO TÊM O SEU SENTIDO. SE EU ESTUDO, LOGO APRENDO, SE EU SEI, LOGO ENTENDEREI.
AGORA, SE NÃO APRENDO NADA, LOGO EU SEREI LEIGO. E SE ALGUÉM NÃO ME ENSINA, LOGO NÃO SABEREI NADA. COMO TEREI ARGUMENTOS PARA DECIFRAR AS QUESTÕES DA VIDA. A REFLEXÃO EM CIMA DISSO É MUITO SIMPLES NÃO ACHAM? ESSAS INTERROGAÇÕES QUE A VIDA NOS MOSTRA E QUE ESTAMOS SEMPRE VIVENCIANDO E ATÉ ACHAMOS QUE NÃO EXISTE UMA CERTA LÓGICA NISSO, NECESSARIAMENTE, COM BONS ARGUMENTOS, TÊM DE SEREM ESCLARECIDOS, E É TRABALHO DO MESTRE DECIFRÁ-LOS PARA QUE OS ESTUDANTES ENTENDAM DE UMA MANEIRA PARA QUE ELES POSSAM E VENHAM REFLETIR SOBRE O QUE SE ESTÁ SENDO COGITADO. ASSIM COMO O ALUNO TÊM ESSE DIREITO, O PROFESSOR TAMBÉM O TÊM. EIS O DIRETO EM FAVOR DE AMBOS E PARA O BEM DE TODOS. É UMA PENA QUE A FILOSOFIA NÃO TENHA UMA VIDA DENTRO DA ESCOLA E UMA PENA QUE O ALUNO NÃO POSSA TER EM VIDA ESSE COMPARTILHAMENTO ENTRE ESTUDO E FILOSOFIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário