A HIPOCRISIA DA MÚSICA
A MÚSICA ESTÁ MORTA! AFIRMO ISSO, POIS, NÃO FAZEM MAIS MÚSICA COMO ANTIGAMENTE. A MÚSICA HOJE RESUME-SE A UM CONJUNTO DE PAUPÉRRIMAS NOTAS, LETRAS MEDIOCRES, UM PLÁGIO OBSCENO, ARTISTAS COM UM VOCAL PÉSSIMO E SEM VARIAÇÃO, CHEIOS DE MESQUINHARIAS E DEPRAVAÇÕES. NÃO ME LEMBRO EM OUTRAS ÉPOCAS DE ENCONTRAR UM CENÁRIO TÃO BAIXO E TÃO "RICO" EM FALTA DE CRIATIVIDADE. MELODIAS IRRITANTES E TÃO VAGAS DE SENTIMENTOS QUE CHEGAM AO CÚMULO DO TORMENTO AUDITIVO DAS DORES DE CABEÇA. O PROFISSIONALISMO MUSICAL DEVERIA SER PRIMEIRO PASSO DOS INTEGRANTES. EM UMA CARREIRA ONDE SE DEPENDE MUITO DE SUSSESO E DE SORTE E RECONHECIMENTO É PRECISO MUITO CONHECIMENTO( ARTE MUSICAL ) DE LETRA , VOCAL, ARRANJOS, PERCUSSÃO, INSTRUMENTAL, BACKING VOCAL, QUE PÚBLICO DEVE-SE ATINGIR, EMFIM, É UMA SERIE DE COISAS E DE ESTUDO PARA QUE A MÚSICA "NA HORA" SAIA COMO "MÚSICA" . SEM FALAR QUE EXISTA A QUÍMICA ENTRE OS INTEGRANTES E QUE OS ENSAIOS SEJAM EM TOTAL SINCRONIA.
A MÚSICA DEVE TER VIDA E SENTIMENTO. ANTES DE TUDO RESPEITO E DIGNIDADE PARA COM O PRÓXIMO. TEM DE SER ALGO QUE TOQUE À ALMA, QUE SEJA PROFUNDA E SEM LIMITES. ORA, A VIDA JÁ É TÃO MALDITAMENTE LIMITADA E SEM MÚSICA, O QUE ELA SERIA PARA NÓS E COMO REFLETIRÍAMOS SOBRE CERTOS ACONTECIMENTOS ? NIETZSCHE FALAVA QUE: ... "SEM A MÚSICA, A VIDA SERIA UM ERRO" ... ! SIM, COMO VIVERÍAMOS SEM ESSA VÁLVULA DE ESCAPE QUE NOS CONSEGUE TELETRANSPORTAR PARA OUTROS MUNDOS EM NOSSAS MENTES ? NÃO SE PODE AGREDIR UMA ARTE TÃO BELA E MAGNÍFICA COMO ESSA. ISSO SIM É UMA VIOLÊNCIA. SEM FALAR QUE ESSA AGRESSÃO É DIRIGIDA JUSTAMENTE PARA NÓS MESMOS. NÃO VOU NEM CITAR AQUI OS NOMES DESSES "TERRÍVEIS MERCENÁRIOS" DA MÚSICA QUE PARA MIM É UMA VERGONHA IMENSA TÊ-LOS AQUI NA PÁGINA DESTE TEXTO. NÃO SE FAZ UM ARTISTA, ELE JÁ NASCE PRONTO. ASSIM COMO TUDO NA VIDA TEM DE SER NATURAL, O MUSICO, TEM DE DAR VIDA A MÚSICA E DE FORMA SOBRENATURAL ONDE O RECONHECIMENTO VENHA A PARTIR DELA. ELA NÃO PODE SER VAZIA EM SENTIMENTOS MESQUINHOS E OCASIONAIS ( JÁ BASTA A VIDA ) ELA TEM DE SER MAGISTRAL, TRÁGICA ( NÃO DOENTIO ), TOCANTE E MARCANTE.
SINTO-ME ENVERGONHADO DOS GRANDES FESTIVAIS QUE ANTIGAMENTE TRAZIAM GRANDES ARTISTAS E GRANDES NOMES DA MÚSICA E GRANDES SUSSESOS E QUE HOJE TUDO ISSO FOI JOGADO NO LIXO E TROCADO POR MERCADORIAS BARATAS QUE HOJE CHAMAM DE "MÚSICA".
DEVIDO A GLOBALIZAÇÃO E AO "CAOS" DESENVOLVIDO, A DESVALORIZAÇÃO CRESCEU COM A PIRATARIA FAZENDO COM QUE A MÚSICA SE TORNA-SE MAIS VULGAR AINDA E SEM VALOR, COMERCIALIZADA EM UMA MÍDIA TOTALMENTE VAGABUNDA E QUE SE OXIDA RAPIDAMENTE COM O TEMPO TORNANDO-A MAIS BARATA. COM ISSO VEIO O EXTERMÍNIO DAS GRANDES LOJAS DE DISCOS QUE EXISTIAM NO PAÍS FORÇANDO-OS A FECHAR AS PORTAS E COLOCANDO ALGUNS PAIS DE FAMÍLIA NA RUA.
É TRISTE, SABER QUE ALGO TÃO PERFEITO TENHA SE TORNADO A A-VERSÃO DO DEVERIA SER. SEI QUE COMENTAR SOBRE CULTURA É APENAS RESPEITAR, POIS, ELA É MUITO VARIADA DE LUGAR PARA LUGAR E NÃO EXISTE CERTOS "ARGUMENTOS" SOBRE A MESMA. MAIS EM RELAÇÃO A MÚSICA, ELA TORNOU-SE UMA MULHER DO MUNDO. QUE VERGONHA.
SEM FALAR QUE HOJE ESSES GRANDES FESTIVAIS QUE SE "MONTAM" COM DIVERSAS BANDAS PARA PRESENTEAR O"POVÃO", É UMA VERDADEIRA BAGUNÇA. ESTILOS E MAIS ESTILOS SE MISTURAM E A QUÍMICA VERDADEIRA VAI AO ESQUECIMENTO. UM EXEMPLO MAIOR DISSO É O ROCK IN RIO, QUE EM VEZ DE SÓ SE APRESENTAREM BANDAS DO ESTILO "ROCK PESADO", TEM DE SE MISTURAREM COM TODA QUALIDADE ESTILOS DIVERSOS PROVOCANDO ASSIM A DESVALORIZAÇÃO DO ESTILO E CAUSANDO ASSIM SUA DECADÊNCIA. POR OSTENTAR UM NOME COMO ESSE, SUGERE-SE QUE, SIMPLESMENTE SÓ SE APRESENTEM BANDAS DE ROCK PESADO. MAIS DEVIDO AOS VALORES CAPITALISTAS É PRECISO FAZER A "SALADA MUSICAL". EU CREIO QUE O WACKEN É O MAIS RESPEITADO DESSES FESTIVAIS, POIS, SÓ SE APRESENTAM BANDAS DO ROCK PESADO. EIS O RESPEITO QUE FALO, O NOME É SUGERIDO AO ESTILO MUSICAL. É UMA DESONRA PARA UM "METALHEAD" UM FESTIVAL DESSE PORTE, ONDE, É PRECISO SE LIMITAR A SOMENTE DOIS DIAS DO FESTIVAL ONDE IRÃO APARECER O DIGNO "SER DO ROCK PESADO". O RESTANTE DO FESTIVAL É SÓ PARA AGRADAR AO "POVÃO SEM NOÇÃO". MAIS UMA VEZ ME ENVERGONHO DESSE CENÁRIO.
O BARULHO SONORO DOS HIPÓCRITAS
É RIDÍCULO SABER QUE EXISTEM AINDA PESSOAS QUE AGEM COMO SE TIVESSEM UMA MENTALIDADE DE UMA CRIANÇA. HOJE, COMO TUDO NA VIDA DEPENDE DO MODISMO, É NECESSÁRIO QUE UMA PESSOA POSSUA UM CARRO E UM APARELHO DE SOM "DESCOMUNAL" QUE FAÇA UM BARULHO ENSURDECEDOR E QUE TRAGA AOS OUTROS UM DESCONFORTO BIZARRO COM O SOM GERADO POR ESTE INDIVIDUO. MUITAS VEZES, O APARELHO SONORO CHEGA A SER MAIOR QUE O CARRO, PRESO A UMA CARROCINHA QUE É PUXADO PELO CARRO. É RIDÍCULO SABER QUE ESSE INFAME NÃO PERCEBE QUE QUEM ESTÁ A SEU LADO ODEIA ISSO. ESSE INFAME QUE TEM A MASSA CEFÁLICA DO TAMANHO DE UMA PECINHA DO SEU APARELHO SONORO, E QUE SÓ SABE RECEBER AS ONDAS SONORAS DISTRIBUÍDAS PELO SEU APARELHO, ONDE A REPETIÇÃO DAS MÚSICAS CHEGA A SER IRRITANTE, É PRATICAMENTE DESPROVIDO DA NOÇÃO DA DESORDEM SONORA QUE CAUSA NO MOMENTO EM QUE ELE SE ATREVE A LIGA-LO. OUTRA COISA QUE NÃO ENTENDO É COMO ELES CONSEGUEM SE COMUNICAR ENTRE SI EM MEIO A TANTO BARULHO. OUTRO FATOR DESSA PERTURBAÇÃO AO SILÊNCIO É SABER E DESCONHECER AO MESMO TEMPO QUE NA VIZINHANÇA EXISTEM PESSOAS DOENTES, BEBÊS, PESSOAS QUE ESTÃO DESCANSANDO, ASSISTINDO ALGO OU LENDO ALGO, OU ATÉ TRABALHANDO EM QUALQUER OUTRA ATIVIDADE QUE EXIJA SILÊNCIO. UMA DOR DE CABEÇA NESSA HORA TORNA-SE EM UMA ENXAQUECA CRÔNICA ALARMANTE. ALÉM DE SER UM DESRESPEITO GIGANTE AO SILÊNCIO, AO MEIO AMBIENTE, A SAÚDE, A VIZINHANÇA, ESSE INFAME QUE NÃO TEM A NOÇÃO DE QUE MUITOS NÃO GOSTAM DE SEREM PERTURBADOS, DEVERIA SE COLOCAR EM SEU LUGAR E RESPEITAR AQUELES QUE NÃO O QUEREM COMO VIZINHO NEM COMO VISITANTE. ENCARO TALVEZ QUE SEJA ATÉ UM DISTÚRBIO PARA UM SER DESSA QUALIDADE CUJA A MENTALIDADE É TER UM APARELHO NO VALOR DE VÁRIOS SALÁRIOS MÍNIMOS QUE CAUSA SOMENTE BARULHO EM DEMASIA E SE ESQUECE QUE MUITAS VEZES FALTAM-LHE ALGO NECESSÁRIO COMO CASA PRÓPRIA, PRIORIDADES FAMILIARES E BONS INVESTIMENTOS PARA QUE UM DIA LHE POSSA DAR ALGUM RETORNO. MAIS PARA ISSO LHE FALTA A NOÇÃO E A RAZÃO. MAIS RIDÍCULO AINDA É SER FORÇADO A ESCUTAR TAMANHA "ORGIA SONORA". UMA ORGIA ENVERGONHADORA QUE NÃO ME INTERESSA E NEM AOS OUVIDOS DOS MAIS ÉTICOS. É UMA DEPRAVAÇÃO VISÍVEL AOS OUVIDOS DOS NOSSOS FILHOS QUE MUITAS VEZES INOCENTEMENTE PERGUNTAM O QUE DE FATO É TAL SUBSTANTIVO E O QUE SIGNIFICA TAL ADJETIVO DE DUPLO SENTIDO. VERGONHOSO ... CABE A NÓS FECHARMOS OS NOSSOS E OS OUVIDOS DE NOSSO FILHOS, POIS, ORGIAS SÓ SÃO INTERESSANTES ENTRE QUATRO PAREDES COMO NOSSAS MULHERES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário