sábado, 8 de outubro de 2011

PATRIOTISMO FESTIVO ? HINO NACIONAL FESTIVO ?

É COM TAMANHA SATISFAÇÃO QUE FALO SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO. PRA MIM UMA DAS MAIORES POESIAS JÁ FEITAS SOBRE O NOSSO GRANDE PAÍS. É MUITO INTERESSANTE ACOMPANHÁ-LO E PERCEBER A MANEIRA DE COMO DESCREVE AS BELEZAS DO ENTÃO NOSSO BRASIL... TUDO COMEÇA COM A ABDICAÇÃO DO TRONO DE DOM PEDRO I, E POSTERIORMENTE COM A COROAÇÃO DE DOM PEDRO II. A MÚSICA É DE AUTORIA DE FRANCISCO MANOEL DA SILVA (A PRIMEIRA VERSÃO, 1831) QUE APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA FORA FEITO UM CONCURSO GANHO POR LEOPOLDO MIGUEL. O ATÉ ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DEODORO DA FONSECA, DEPOIS DE MUITOS PROTESTOS POPULARES CONTRÁRIOS AO NOVO HINO, OFICIALIZOU COMO HINO NACIONAL BRASILEIRO A COMPOSIÇÃO DE FRANCISCO MANOEL DA SILVA E ESTABELECENDO O HINO DE AUTORIA DE LEOPOLDO MIGUEL, SERIA MAIS TARDE O HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. DURANTE O CENTENÁRIO DA PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA, EM 1922, FINALMENTE É ESCRITA A LETRA DO NOSSO HINO PELO JORNALISTA E POETA JOAQUIN OSÓRIO DUQUE ESTRADA QUE SERIA DEFINITIVO COMO OFICIAL. A ORQUESTRAÇÃO DO HINO É DE ANTÔNIO ASSIS REPUBLICANO, A INSTRUMENTAÇÃO PARA A BANDA É DO TENENTE ANTÔNIO PINTO JÚNIOR E O VOCAL É DO ALBERTO NEPOMUCENO (É PROIBIDO A EXECUÇÃO DE QUAISQUER OUTROS ARRANJOS E VOCAIS OU ARTÍSTICO-INSTRUMENTAIS DO HINO). A MARCHA TRIUNFAL COMO ERA CONHECIDA NOS PRIMEIROS ANOS DE COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA, TORNOU-SE MUITO POPULAR E QUE TRAZIA ATÉ DUAS LETRAS. UMA PRODUZIDA QUANDO DOM PEDRO ABDICOU O TRONO (AUTORIA DE OVÍDIO SARAIVA DE CARVALHO E SILVA, SENDO CANTADA JUNTAMENTE COM A EXECUÇÃO DO HINO EM DESACATO AO IMPERADOR QUE ESTAVA DE MALAS PRONTAS PARA VOLTAR A PORTUGAL) QUE DIZIA :
" Os bronzes da tirania
Já no Brasil não rouquejam;
Os monstros que o escravizavam
Já entre nós não vicejam.
(estribilho)
Da Pátria o grito
Eis que se desata
Desde o Amazonas
Até o Prata
Ferrões e grilhões e forcas
D'antemão se preparavam;
Mil planos de proscrição
As mãos dos monstros gizavam"
(O hino passou assim a se chamar "Hino ao 7 de abril" em alusão à abdicação de Dom Pedro I. Já a segunda letra, na época da coroação de Dom Pedro II, de autoria desconhecida, dizia):
"Negar de Pedro as virtudes
Seu talento escurecer
É negar como é sublime
Da bela aurora, o romper"
(Durante o segundo reinado, o hino nacional era executado nas solenidades oficiais em que participasse o imperador, sem qualquer canção).
EM 1906, POR DECRETO DO PRESIDENTE EPITÁCIO PESSOA, FOI OFICIALIZADO O HINO NACIONAL BRASILEIRO QUE PERMANECE ATÉ OS DIAS DE HOJE. BEM, O NOSSO BELO HINO FOI UM GRITO DE LIBERDADE E UM"BASTA"AOS DOMÍNIOS DO NOSSO IMPERADOR QUE COMO ADIMISTRADOR ELE ERA TERRIVELMENTE RUIM. FOI PRATICAMENTE UM GRITO DE LIBERDADE E DE EXALTAÇÃO DE NOSSAS RIQUEZAS QUE SÃO EXPRESSADAS COM TAMANHA MAESTRIA. DE NORTE A SUL E LESTE A OESTE. E CONCERTESA O NOSSO POVO É CITADO EM SEGUNDO PLANO E EM VEZ DE MUITO "SOFRIMENTO" FOI CITADO COMO "DE UM POVO HEROICO O BRADO RETUMBANTE" PARA FICAR MAIS BONITO. QUE FORA TUDO ISSO AINDA SOFREMOS MUITO COM TAMANHA DEVASTAÇÃO FEITA PELOS NOSSOS "AMIGOS PORTUGUESES", HERANÇA LÁ DO PASSADO QUE ERDAMOS. UM HINO TÃO BONITO QUE FAZ JUSTIÇA AO NOSSO PAÍS (COMO PÁTRIA) E UM HINO TÃO BONITO FEITO PARA UM POVO TÃO PEQUENO EM MUITOS ASPÉCTOS. DE NOSSA BRAVURA, POSSO RECONHECER SOMENTE UMA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (AS TRIUNFANTES BATALHAS EM TERRITÓRIO ITALIANO)E NÃO QUE AS REVOLTAS INTERNAS SEJAM DESMERECEDORAS DE MINHA PARTE. O RESTANTE SE RESUMI A COVARDIA CONTRA O PARAGUAY, QUE TEVE SUA POPULAÇÃO RESUMIDA A MULHERES E CRIANÇAS TUDO POR CAUSA DE TROCAS COMERCIAIS COM A EUROPA.
INFELISMENTE É ISSO. POVO QUE PRA MIM NÃO MERECE NEM SE QUER A PRIMEIRA ESTRÓFE DO MAIS BELO POEMA QUE FALA DO NOSSO PAÍS. NEM RESPEITAR EM SILÊNCIO, NEM PODENDO CANTAR, OU SIMPLISMENTE NO ATO DE FICAR DE PÉ, COMO ESTÁ ESCRITO NA PÉSSIMA CONSTITUIÇÃO DO NOSSO PAÍS QUE DEVE SER MERECEDOR DO DÍGNO RESPEITO. ME ENVERGONHO MAIS UMA VEZ QUE O PATRIOTÍSMO DO NOSSO POVO PARA COM O PÁIS SE RESUME A SOMENTE EEVENTOS FESTIVOS, ESPORTIVOS E ETC.



REFLETINDO SOBRE O BRASILEIRO


EU LI UM TEXTO QUE UM COLEGA ME MANDOU UMA VEZ E QUE FALAVA ALGO MUITO PARECIDO COM ESSA CRÍTICA QUE EU FIZ SOBRE O HINO NACIONAL, O NACIONALISMO E O PATRIOTISMO BRASILEIRO. E OLHANDO BEM, O BRASILEIRO  NÃO DÁ MUITO VALOR AO QUE REALMENTE É. RECLAMA DE TUDO, O PAÍS NÃO PRESTA, SÓ TEM CORRUPTOS E MUITA CORRUPÇÃO, SOMOS UMA NAÇÃO ATRASADA, QUE AS GRANDES POTÊNCIAS ESTÃO DESENVOLVENDO GRANDES IDÉIAS ETC. ... SE ESQUECE ELE QUE EXISTEM MUITOS PAÍSES LÁ FORA QUE PARARAM NO TEMPO E QUE NEM A TELEVISÃO CHEGOU COM SINAL DEFINITIVO, NEM A INTERNET É COMO A NOSSA, ENFIM, SOMOS UM POVO QUE SIMPLESMENTE NÃO DAMOS VALOR AO QUE REALMENTE SOMOS E AO QUE TEMOS. O BRASIL É GRANDIOSO, PORÉM, NÃO MERECE O POVO QUE TEM.O TEXTO É O SEGUINTE:


COMENTÁRIOS DE UMA HOLANDESA (Parte 1)

Deborah Clasen - Pedagoga Empresarial
SOBRE O BRASIL

'Os brasileiros acham que o mundo todo presta menos o Brasil. E realmente parece que é um vício falar mal do Brasil.
Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.
Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não é nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado. Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne. Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta. Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir para lá dar aulas de como conquistar o cliente’.





COMENTÁRIOS DE UMA HOLANDESA (Parte 2)

Você sabe como as grandes potências
fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.
O Brasil tem uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.
Os brasileiros são vítimas de vários crimes contra sua pátria, crenças, cultura, língua, etc. Os brasileiros mais esclarecidos sabem que tem muitas razões para resgatar as raízes culturais.
Por que o brasileiro tem a mania de só ser nacionalista e patriota durante a Copa do Mundo? Se fossem assim todos os dias, “vibrador” como é durante a Copa, talvez, hoje o Brasil seria uma super potência...
Bendita seja, querida pátria chamada Brasil!
Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que
você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras todos irão, pelo menos por alguns momentos, refletir e sentir orgulho de ser BRASILEIRO!


NA PRIMEIRA PARTE, EU VOU POR MIM: NO BRASIL TÊM-SE O COSTUME DE ADMIRAR OS PAÍSES GRINGOS E SUAS CULTURAS. ORA, O BRASILEIRO É DO MESMO PATAMAR EM TERMOS DE PRECONCEITO. ASSIM, COMO OS EUROPEUS QUE NÃO SE CANSAM DE NOS SUB-JULGAR DE SUB-RAÇA E DE OUTROS ADJETIVOS. O BRASILEIRO É DO MESMO NÍVEL SENDO PRECONCEITUOSO COM ELE MESMO. O PATRIOTISMO E NACIONALISMO BRASILEIRO É SÓ DE FACHADA, FESTIVO E NÃO FIEL À PÁTRIA. É DE COSTUME O BRASILEIRO CANTAR E SE EMOCIONAR ( ERRADAMENTE ) COM O HINO NACIONAL BRASILEIRO EM EVENTOS ESPORTIVOS E AO MESMO TEMPO SE ESQUECE DE POR EM PRÁTICA  PELO MENOS UM DIA DA SEMANA NAS SALAS DE AULA O EXERCÍCIO DE CIDADANIA QUE É ESCUTAR O HINO NACIONAL BRASILEIRO. EIS UM EXEMPLO DA CULTURA DO BRASILEIRO, É NÃO DAR VALOR AO QUE TEM EM SUA CASA. E DISCUTI COSTUMES E CULTURA DE UM LUGAR E DE OUTRO É PRATICAMENTE SEM MOTIVOS PARA CONTESTAMENTOS.




NA SEGUNDA PARTE, TAMBÉM VOU POR MIM: ESSE TIPO DE EXEMPLO AI, VEM DESDE ÀS ÉPOCAS DAS GRANDES COLONIZAÇÕES EM TODO O MUNDO EM QUE OS EUROPEUS CHEGARAM ÀS AMÉRICAS POR EXEMPLO E COMEÇARAM O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO, CATEQUIZAÇÃO, ESCRAVIZAÇÃO,  ETC ... DOMINANDO O POVO QUE ERA DONO LEGITIMO DE SEU TERRITÓRIO E DE SUA CULTURA E EM SEU LUGAR COLOCANDO EM PRÁTICA SUA CULTURA E RELIGIÃO IMPONDO-SE ASSIM SUPERIORES AOS NATIVOS LOCAIS QUE ERAM CHAMADOS POR ELES ( OS EUROPEUS ) SUB-HUMANOS JUSTAMENTE POR NÃO SEREM COMO OS EUROPEUS DEVIDO AOS COSTUMES QUE APARENTAVAM TER ... É UMA PENA QUE O BRASILEIRO SEJA BRASILEIRO. SERIA MUITO BOM QUE ELE CONHECESSE E SOUBESSE QUE O EUROPEU TEM INÚMEROS MOTIVOS PARA QUE O BRASILEIRO SEJA ASSIM MENOSPREZADO. É UMA PENA QUE O BRASILEIRO SEJA DEFICIENTE NO ASPECTO DE CONHECER, POIS, ATÉ O HABITO DA LEITURA LHE FALTA. O RESPEITO É MÍNIMO ATÉ CONSIGO MESMO. É UMA PENA QUE UMA MINORIA SAIBA SE DAR O VALOR. EIS OS BRASILEIROS VERDADEIROS. E QUEM SERÃO ESSES? SÃO AQUELES QUE ESTÃO ALGUNS DEGRAUS ACIMA DA ESCALA EVOLUTIVA E QUE SE DIFERENCIAM DOS DEMAIS QUE SÃO UM BANDO DE DESOCUPADOS. OCUPAM-SE SOMENTE COM FESTAS E DIVERSÕES. O BRASIL NÃO TEM POVO, MAIS SIM UMA PLATÉIA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário