quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ENTREVISTA COM ERICH VON DÄNIKEN PARTE 4

EXTRATERRESTRES VOLTAM A INTERLAKEN


O MYSTERY PARK, INSPIRADO PELO "CAÇADOR DE EXTRATERRESTRES" ERICH VON DÄNIKEN, REABRE SUAS PORTAS PARA A TEMPORADA DE VERÃO EUROPEU E ESPERA ATRAIR ATÉ 90 MIL VISITANTES.
Há algumas ideias para ressuscitar o parque temático, inaugurado em 2003 e que faliu em 2006, mas seu futuro financiamento continua escrito nas estrelas.
O Mystery Park, em Interlaken (centro-oeste da Suíça), vai reabrir suas portas de 15 de maio a 1° de novembro e procurar o sucesso com um "conceito levemente aguado", como diz o diretor executivo Marcel Meier.
Especialmente a parte destinada a atividades de lazer para crianças e famílias será complementada com novidades e deve se tornar mais atraente. A reabertura para uma temporada de verão vai gerar 35 a 40 empregos.
Meier espera poder apresentar um balanço equilibrado no final da temporada. Mas, com certeza, não sobrará dinheiro para investimentos no futuro do parque, acrescentou durante entrevista coletiva à imprensa, na quinta-feira (16/4).


NEW INSPIRATION AG ARCA COM O RISCO
Ele não quis revelar números concretos do orçamento. O risco financeiro será arcado completamente pela empresa New Inspiration AG, que construiu e administrou o parque até a sua falência.
Apesar das dificuldades financeiras, na opinião de Meier, o parque teve sucesso parcial nos três anos de funcionamento. Ele recebeu um milhão de visitantes no período de 2003 a 2006. Seu plano financeiro previa, porém, meio milhão de visitantes por ano.
Segundo Meier, com a reabertura para uma temporada se pretende reunir idéias para uma nova concepção do parque. Além de uma renovação total, ele pensa em projetos complementares, como "Jungfrau Miniature" e "Swisspower", bem como a construção de um hotel e um pavilhão de feiras e eventos.


TENTATIVAS DE SALVAMENTO
Desde o fechamento do parque em dezembro de 2006, várias tentativas de salvamento fracassaram por serem demasiadamente "aventureiras" ou por falta de investidores.
Erich von Däniken mostrou-se "feliz pelo reinício da aventura". Ele disse que, nos últimos três anos, durante palestras no exterior, foi perguntado muitas vezes quando o parque reabriria.
O "caçador de extraterrestres" fará durante este verão europeu uma série de palestras sobre o retorno dos deuses em 23 de dezembro de 2012, supostamente profetizado pelo calendário Maya.


"RESSURREIÇÃO EM ETAPAS"
Em entrevista ao jornal Tagesanzeiger.ch, Von Däniken manifestou a esperança de que a reabertura seja o início de uma "ressurreição em etapas". Ele disse que o parque "nunca deveria ter sido fechado. Para fazer um nome na Europa, ele teria de funcionar pelo menos por cinco anos."
Perguntado se a Suíça precisa de um Mystery Park, Erich von Däniken não deixa dúvidas. "O mundo precisa de um Mystery Park. As perguntas não respondidas ocupam as pessoas. Em Interlaken, mostramos enigmas e levantamos questões. Nunca se tratou de dar respostas. (...) Nós ensinamos as pessoas a novamente ficarem perplexas."


O FIM DO MYSTERY PARK


OS PROBLEMAS VIVIDOS PELO PARQUE TEMÁTICO "MYSTERY PARK" NÃO SE EXPLICAM ATRAVÉS DE UM MISTÉRIO, MAS SIM ATRAVÉS DE DECISÕES TOMADAS INCORRETAMENTE. EM 19 DE NOVEMBRO ELE FECHA SUAS PORTAS EM INTERLAKEN.
Para os especialistas, o fim do parque dedicado à obra do escritor Erich von Däniken devem-se à falta de dinâmica das atrações e pouca conexão com o turismo na região.
"Parque precisa de ajuda de extra-terrestres" ou "Profissional da fantasia Erich von Däniken não entende mais o mundo" foram alguns dos títulos sarcásticos de reportagens publicadas na imprensa helvética sobre o caso Mystery Park. Desde 2005 a crítica aumentou, sobretudo depois que o parque de diversões entrou com pedido de concordata no início de 2006.
E tudo havia começado em 1997 com planos ambiciosos. Nesse ano o escritor de Erich von Däniken havia anunciado a construção de um grande parque temático na área de uma antiga caserna nas cercanias de Interlaken, conhecida cidade turística na Suíça.
Von Däniken, cujos livros foram traduzidos em dezenas de idiomas, seria o garoto-propaganda e especialista em mistérios para o empreendimento comercial do parque dedicado aos mistérios do mundo.


POSICIONAMENTO: DISCO VOADORES COMO ATRAÇÃO
O maior problema do Mystery Park foi não ter corrigido sua imagem, que terminou centrada demais na questão dos discos voadores e extraterrestres do que na personagem de von Däniken, um suíço com uma rica e diversificada experiência de vida. Assim explica Hannes Imboden à swissinfo.
O ex-diretor de turismo da região de montanhas de Berna acompanhou o projeto entre 1996 e 2001. Essa também é a opinião do atual diretor, Fritz Zemp, que tem nas mãos desde abril de 2005 a tarefa de resolver finalmente a questão do parque.
"A questão primordial, que deveria ter sido resolvida pelos especialistas em marketing, acabou sendo relegada ao segundo plano. Será que o problema foi centrar demais nessa história dos extraterrestres ou em ser didático e pedagógico?".


VERSÃO ECONÔMICA OU EXAGERO NO INÍCIO?
Após muita discussão em relação ao financiamento do parque temático, ele finalmente abre suas portas em maio de 2003. Como os bancos recusaram-se a oferecer crédito, o dinheiro veio de um grupo de investidores privados e também do público, através de ações vendidas a preços populares na Bolsa.
"Von Däninken acabou não realizando aquilo que ele planejava. O parque parecia mais uma concretização mal-feita das idéias do escritor suíço. Lá faltavam animação e interação", afirma hoje Thomas Vaszary, professor na Faculdade de Turismo de Lucerna."

MYSTERY PARK SALVO DA FALÊNCIA

UM EMPRESÁRIO DECIDE COMPRAR POR 16 MILHÕES DE FRANCOS O QUASE FALIDO MYSTERY PARK. O PARQUE TEMÁTICO HAVIA SIDO FUNDADO POR ERICH VON DÄNIKEN, O ESCRITOR SUÍÇO CONHECIDO INTERNACIONALMENTE.
Catástrofes naturais, falta de público e de atrações foram alguns problemas vividos pelo parque, que mesmo assim ainda consegue encantar muitas crianças.
Jakob Dietiker acredita no futuro do Mistery Park. Por 16 milhões de francos, ele quer salvar o parque temático da falência segura. Os funcionários respiraram aliviados depois que o empresário anunciou que irá manter grande parte do pessoal. Porém ainda não está esclarecido se eles irão receber novos contratos.
O conselho de administração do Mystery Park aprovou com unanimidade a oferta de Jakob Dietiker. Aos 68 anos, o empresário que fez fortuna no setor da metalurgia vivia como aposentado no cantão do Tessin e agora voltou à ativa. O dinheiro da compra foi depositado numa conta bloqueada.
Até o final de outubro, Dietiker também se prontificou a assumir uma garantia de déficit do parque criado por Erich von Däniken, o escritor suíço mais conhecido internacionalmente.

LEILÃO
Dietiker pode não ser o novo proprietário do parque. No processo de concordata, o administrador de massa falida, Kurt Stöckli, estará recebendo durante as próximas duas semanas outras ofertas de compra.
O leilão também poderá contar com a participação de dois investidores que, durante o processo de saneamento financeiro, disputavam-se entre si. Mas segundo o administrador, ganha quem apresentar a oferta mais lucrativa.

VON DÄNIKEN OTIMISTA
"O parque é um sonho que realizei. Por isso estou muito feliz de terem encontrado um novo investidor, alguém com conhecimento e recursos financeiros para manter o Mystery Park de pé", declarou Erich von Däniken à swissinfo.
A construção do parque temático custou 86 milhões de francos, um investimento considerado grande em relação aos riscos do negócio. "O maior problema é que os visitantes vêm apenas no verão, e não no inverno", explica o escritor, que também defendo o conceito do lugar. "Aqui não temos um parque comum, com atrações típicas, mas sim um lugar onde as pessoas aprendem algo e isso é único no país".
Ele mostra-se confiante no futuro do Mystery Park. "Ele agora só precisa se modernizar", conclui.

FUTURO
Aos jornalistas, Erich von Däniken declara que não irá se opor a qualquer reforma. Na sua opinião, o parque pode ser expandido e ganhar novas atrações. Na região de Interlaken, já conhecida por atrações turísticas da natureza como as montanhas Jungfrau, Mönch e Eiger, o Mystery Park pertence à programação de muitos visitantes.
Além dos fãs da obra de Däniken, grande parte dedicada à tentativa de encontrar respostas a diversos enigmas como as pirâmides do Egito, Machu Pichu no Peru e outras grandes construções da antiguidade, também crianças são os principais visitantes do parque. Nas suas instalações elas aprendem sobre outros povos e se divertem com espetáculos de laser e luzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário